quarta-feira, 14 de setembro de 2011

" E... em bom Português, não há duas sem três!."


( Já lá vai o tempo... em que falar Português, por"telefone", e arranhar o "portinhól", era q.b para se ser "taberneiro" ou então, "no comprendo! Un momento, voi chamar o chefe!".)



As línguas estrangeiras, principalmente Inglês e o Francês, são talvez a "ferramenta" mais técnica e universal que nós, futuros profissionais de Hotelaria e Restauração, devemos possuir. Com o mercado de trabalho actual, e cada vez mais universalizado, é importante na comunicação verbal, saber iniciar e manter um diálogo, assim como a correcta aplicação de nomes e termos técnicos. A comunicação gestual assume um papel fundamental na nossa profissão uma vez que, no desempenho da nossa actividade profissional, não devemos descurar que  esta é uma arte global, um gesto ou um olhar pode marcar a diferença de forma positiva ou negativa.



 
Com a ajuda das Formadora, Vânia Ribeiro (Inglês Técnico), Gabriela Augusto (Inglês), Fabiana Lage (Francês Técnico),  foi fácil (re)aprender. Tratou-se de uma viagem aos jardins da nossa infância...(aquela velha carteira na escola!), foi o regressar ao ABC...what`s your name?...Je m`apele...
A nossa actividade profissional é universal. Uma Mise-en-Place, um Coffee-Break ou um Porto de Honra, quer seja em França, em Inglaterra ou Portugal, o que poderá marcar a diferença é a forma como o profissional executa o serviço, e quando este mostra o Saber Saber e o Saber Ser Empregado(a) de Mesa.


Às nossas professoras; Mesmo que a palavra "obrigada" signifique tanto,  nunca chegará para expressar o quanto foram importantes para nós. Thank you teachers! Merci professeur! 

Sem comentários:

Enviar um comentário