quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"Contaminação Cruzada"(De Saberes...)

A Hotelaria e Restauração é um sector Profissional que está em constante mutação.
Quanto a nós, futuros profissionais desta área, temos responsabilidades acrescidas, pois o desempenho da nossa actividade profissional requer qualidades e capacidades, que exigem responsabilidade, enquanto cidadãos também.


"...Uma autentica e genuína e muy nobre contaminação de saberes..." este é o resultado, um dano colateral, provocado pela passagem da formadora, Joana Macedo.
Higiene e segurança pessoal/trabalho e o sistema, HACCP(análise dos perigos e controlo dos pontos críticos). uma, talvez a "ferramenta" de maior responsabilidade, com que o profissional exerce a sua função.

"Antes de um gesto limpo, e depois de todo gesto sujo, lave as mãos."(chefe Hugo)

Agora já nada voltará a ser igual, executar um serviço, aliando ao mesmo as boas práticas de Higiene e Segurança Pessoal/Trabalho, assim como a correcta aplicação das normas do Sistema HACCP, faz parte da responsabilidade do profissional. A maioria dos perigos alimentares é provocada pela ingestão de alimentos contaminados, impróprios para o consumo Humano. Isso ocorre devido às más práticas utilizadas desde a produção, ao transporte, armazenamento, descongelamento, preparação, confecção e fornecimento dos alimentos, tudo isto acontece por vezes por ignorância, descuido, e a não correcta aplicação das regras e normas estabelecidas.

O Professor é um Amigo Verdadeiro, é aquele que chega quando todos partem,
e fica quando todos desaparecem!

Obrigada Drª Joana Macedo, por ser nossa Professora, e nossa Amiga!

Sem comentários:

Enviar um comentário