quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Assim a(s) História(s) até parece(m) outra(s) !

"e..., isto é importante para um empregado de mesa?"(chefe, Manuela M.)
Às vezes pensamos que na escola nada aprendemos de História ...., ensinaram-nos os nomes dos Reis, dos Rios, das Serras, falaram-nos das aventuras dos nossos Heróis do "passado", das grandes batalhas e conquistas!, dos nossos valentes "Marinheiros", que sem nada temerem, cruzaram Mares "nunca antes navegados", e passaram os "Cabos das Tormentas". Foi necessário "aviar" os Mouros, "recambiar" os Judeus, e é bom não esquecer que o nosso Colossal Património Culinário foi herança deixada por muitos desses Povos.

Com os Mouros ( além do trabalho) herdamos o saber cultivar Olivais e Laranjais.

E..., a quem será que devemos, o Massapão? e..., as Alheiras?. Não fosse pela expulsão dos Judeus, será que haveria Alheiras?.



E as técnicas de fumagem de Carnes e Peixes? Não tivessem sido os Romanos, que com a descoberta desta técnica, resolveram o problema "alimentar"das Legiões de César, e assim, descobriram uma forma de conservação dos alimentos. Será que, se não fosse por eles, hoje conheceríamos os Aperitivos Fumados?, e o Salmão Fumado?.

E, esta habilidade de fazer Vinho?, nos Séculos III e IV, naquela que hoje é a Região Demarcada do Douro, os Romanos já faziam o seu Vinho.


"Hoje é dia de vinho e mulheres, alegria e risadas. Véspera de sermões e muita água mineral."
(Napoleão Bonaparte)

Sem comentários:

Enviar um comentário