quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Linguagem e Comunicação

A fuga à realidade será só um adiar dos problemas!





O regresso à escola na idade adulta nem sempre é uma tarefa fácil.
Os desafios do Mundo Contemporâneo levam-nos a procurar caminhos alternativos para não sermos arrastados pelas dificuldades e exigências em que somos envolvidos, urge por isso a necessidade de possuir conhecimentos e competências que nos possibilitem contornar as nossas dificuldades.
Linguagem e Comunicação, uma "ferramenta" que nos permite desenvolver competências que no nosso desempenho profissíonal nos irá proporcionar uma Comunicação mais eficaz. Comunicar através de diferentes Linguagens faz parte do ser profissíonal, em Hotelaria e Restauração a Linguagem Gestual assume um papel de relevo, uma vez que na nossa actividade, um olhar, um gesto, a naturalidade, faz toda a diferença.


Na construção do nosso conhecimento,os livros são os tijolos
e os professores são os pedreiros.

Drª Gabriela Magalhães, obrigada!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"Contaminação Cruzada"(De Saberes...)

A Hotelaria e Restauração é um sector Profissional que está em constante mutação.
Quanto a nós, futuros profissionais desta área, temos responsabilidades acrescidas, pois o desempenho da nossa actividade profissional requer qualidades e capacidades, que exigem responsabilidade, enquanto cidadãos também.


"...Uma autentica e genuína e muy nobre contaminação de saberes..." este é o resultado, um dano colateral, provocado pela passagem da formadora, Joana Macedo.
Higiene e segurança pessoal/trabalho e o sistema, HACCP(análise dos perigos e controlo dos pontos críticos). uma, talvez a "ferramenta" de maior responsabilidade, com que o profissional exerce a sua função.

"Antes de um gesto limpo, e depois de todo gesto sujo, lave as mãos."(chefe Hugo)

Agora já nada voltará a ser igual, executar um serviço, aliando ao mesmo as boas práticas de Higiene e Segurança Pessoal/Trabalho, assim como a correcta aplicação das normas do Sistema HACCP, faz parte da responsabilidade do profissional. A maioria dos perigos alimentares é provocada pela ingestão de alimentos contaminados, impróprios para o consumo Humano. Isso ocorre devido às más práticas utilizadas desde a produção, ao transporte, armazenamento, descongelamento, preparação, confecção e fornecimento dos alimentos, tudo isto acontece por vezes por ignorância, descuido, e a não correcta aplicação das regras e normas estabelecidas.

O Professor é um Amigo Verdadeiro, é aquele que chega quando todos partem,
e fica quando todos desaparecem!

Obrigada Drª Joana Macedo, por ser nossa Professora, e nossa Amiga!