segunda-feira, 25 de julho de 2011

Festa dos sabores!

Iniciar um Almoço ou Brunch elegante, pelo Natal, pela Páscoa, um Jantar de Amigos, será sempre diferente se a tudo isso adicionarmos a cor dos Canapés. "Eles" são crocantes, salgados, cremosos, frescos, deliciosos e leves.


A origem do Canapé!

Canapés!? Então parece que foi assim: Canapé é o nome dado a pequenos, mas generosos, pedaços de mini tostas ou massa folhada cortados de várias formas e barrados com manteigas aromáticas, "patés" entre outras pastas. Por cima dessa base "pastosa" são colocadas pequenas quantidades de alimentos: queijos, carnes, peixes, vegetais, etc. Estes tipo de "projectos" de comida "chique" são normalmente "bem regados" pela bebida, o que contribui para que os famosos Canapés sejam salgados ou picantes, sendo um convite não formal à ingestão compulsiva das referidas iguarias.
A origem de tal original palavra "Canapé" surgiu num qualquer evento, na Grécia Antiga, quando um "pobre" cozinheiro Grego, "se viu grego", num qualquer serviço onde a comida não chegou, resolveu o "problema" servindo pequenos aperitivos que apelidou de "Konopeion", ou seja, "KONO" (PEQUENO) "PEION" (PROJECTO), logo os Canapés são um pequeno projecto.(Grego)

terça-feira, 19 de julho de 2011

O Mundo não muda os Homens, os Homens mudam o Mundo.

Cidadania e Empregabilidade é um módulo desta Formação que nos proporciona "ferramentas" fundamentais enquanto Homens,  Mulheres e cidadãos.
O nosso Planeta está a passar um mau bocado... precisa do Homem, precisa de todos nós. Dizem que a Terra precisa de ser habitada pelo Homem e que se assim não for a Terra morre, mas a verdade é que  o Homem é que precisa da Terra para viver... se assim não for o Homem morre!. Basta que a temperatura  global suba um pouco para que Países como a Holanda, cidades como Nova Iorque, Ilhas Paradisíacas e tudo desaparecerá, provocando perdas incalculáveis. O aquecimento global  vai provocar Milhões de Migrantes .
Entretanto o Homem continua a sua auto-destruição, rumo ao abismo. Continua a ser egoísta e apenas olha para o seu próprio umbigo, (como que se tudo aquilo que é mau só acontecesse aos outros), a "arma" da cidadania está na Família (em casa), onde cada Pai e Mãe devem ser para seus filhos os melhores amigos(as) sem nunca descorar que antes são PAI E MÃE.
Até porque "é de pequenino que se torce o pepino".

A recompensa do nosso trabalho não será o que nos pagarem por ele, mas sim aquilo em que ele nos transformar.

O nosso obrigado ao Drº Felix Costa!

O descanso do Guerreiro

São muitos os Monumentos e os momentos que ao longo da História têm teimosamente perdurado através dos tempos.
Todos juntos formam um único Património da Humanidade. O Porto é também a Cidade das pontes.
"Lá" do outro lado do Rio Douro (bem de frente ao centro Histórico) as Caves do Vinho do Porto! São visita obrigatória... Santuários da Sabedoria. Este "vinho fino"/fortificado é produzido a partir das uvas do Douro e enviado para as Caves em Vila Nova de Gaia.
Este Santuário existe "só", (talvez) porque a primeira ponte da "Cidade das Pontes", Ponte das Barcas cedeu, no dia 24 de Março do Ano de 1807, à fúria  dos soldados Franceses (incontroláveis Napoleónicos) sob o comando do Marechal Nicolas Jean de Dieu Soult.
Talvez as Histórias tristes das "alminhas da Ponte..." tivessem por destino serem os primeiros "Anjinhos da Guarda" daquela que é a casa onde o Guerreiro descansa.



Todos os Vinhos Generosos são Licorosos,
nem todos os Licorosos são Generosos.


Ao Vinho Guerreiro,
ao Vinho do Porto!

Todos os Homens têm um limite, todo o estômago tem um ponto fraco.

Confecções de Sala: actualmente este é um serviço em desuso, um serviço não muito praticado nas muitas e, "MUY NOBRES" salas de Restaurante deste nosso Portugal!,( que tanto deve às boas Sopas e à boa Pinga Portuguesa). Aqui descobrimos que as Confecções de Sala são um serviço "especial" que requer profissionalismo, segurança e responsabilidade. É este conjunto, que fundido com outros e ligados a uma Arte (tantas vezes mal tratada por tantos),  que nós futuros "profissionais" temos por missão dar continuidade.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROVA DE VINHOS SALA VIP ESTÁDIO DO BESSA

Desde os tempos mais remotos que o vinho tem vindo a desempenhar um papel de relevo nas várias civilizações. Nós, Portugueses, enquanto povo, devemos muito da nossa História ao vinho e a tudo o que ele representa. "Fruto da videira e do trabalho do homem", o néctar dos Deuses que transborda de simbologia, o vinho surge muito cedo nas literaturas do Mundo, tornando-se uma lenda e mito. O livro da verdade (Bíblia) com as expressões; "Dádiva de Deus, sangue de Cristo, essência da própria vida", provam o papel do vinho na história de vida e da humanidade.




"Boa é a vida, mas melhor é o vinho"
(Fernando Pessoa)

 

A degustação (pode dizer-se prova) é submeter aos nossos sentidos um vinho para assim poder tentar conhecê-lo, determinar as suas características.
Na área da restauração, o serviço de vinhos tem elevada importância no profissional de Mesa/Bar. Para isso devemos adquirir conhecimentos profissionais, técnicas e  auto-conhecimento, e nesse sentido, (e porque ninguém nasce ensinado) contamos com a ajuda do formador Júlio Bacalhau.
Nenhum dever é mais importante que a gratidão.
o nosso
Obrigado ao Chefe Júlio Bacalhau

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Importância das TIC na Formação Profissional do Empregado de Mesa

Hoje urge a necessidade e importância das TIC no desenvolvimento pessoal e profissional do Empregado de Mesa. Carlos Pires, formador de TIC transmite-nos competências e ajuda-nos a adquirir ferramentas indispensáveis para nós, futuros profissionais na área da restauração.

Estas competências/ ferramentas são uma aposta no investimento de novas oportunidades.

As Tecnologias de Informação são fundamentais para a competitividade e uma chave essencial para o sucesso da qualificação profissional.

Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Obrigado, o grupo

CAIPIRINHA!? BRASIL?

Longe, como longe vai o tempo em que seria preciso voar até lá...hoje, é talvez o cocktail mais procurado em Portugal.

CAIPIRÃO!?

Português... de Portugal?!  CLARO, PÁ!

DRY MARTINI

Diz a regra que... um Dry Martini não se faz com Vodka, um Dry M. tem que levar mais do que umas gotas de Vermute. Um Dry M. não se agita no shaker, um Dry M. MEXE-SE COM UMA COLHER!