sexta-feira, 22 de abril de 2011

Aula prática com o formador

A última sessão com o formador : Luís Portugal

Questionar quem deve ser  o Chefe, é como discutir quem deve ser o Saxofonista num quarteto:
Evidentemente, quem o sabe tocar.

Obrigado, Chefe Luis Portugal

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Visita de estudo Caves do Vinho do Porto

A base do cultivo do vinho do Porto está aliada à sabedoria, onde o solo, o clima, a natureza colaboram com lavradores para que seja possível a criação deste "vinho-fino".
O clima é outro elemento fundamental para a produção deste apreciado líquído.
São três as vertentes climáticas diferentes partindo de jusante para montante do Douro, sendo elas do tipo Atlântico, Atlântico-Mediterrâneo e Mediterrâneo, sendo condiderada a "mais rica" a produção da zona Atlântico-Mediterrâneo. É neste  ambiente que se obtêm as castas que podem ser brancas ou tintas.
O transporte inicía-se no fim do ano da colheita ou princípio do ano seguinte, o transporte dos vinhos do Douro actualmente é feito em camiões-tanque segundo regulamentos muito rígidos.
À chegada o vinho é recolhido em armazéns que permitem o envelhecimento, para depois ser engarrafado. O vinho aparece no mercado um, dois, cinco ou até dezenas de anos mais tarde. O Vinho do Porto amadurece sob a lenha de Carvalho. A lenha usada para a construção dos cascos é importante e fundamental para a qualidade do vinho outrora só o Carvalho Português servia. Hoje outras lenhas como o Carvalho Francês que "oferece" ao vinho do Porto outro "sabor" é também muito utilizado.
Para nós, como futuros profissionais, esta visita de estudo foi mais que o adquirir "ferramentas profissionais"; foi também uma lição de História sobre "algo" que nos valoriza a todos.
Os nossos agradecimentos ao Professor Hugo Figueiredo porque nos proporcionou esta importante visita.

Agradecemos às Caves do Vinho do Porto, Taylors e Calém, toda a atenção dispensada.
Bem-hajam!